Sabia que dá pra fazer vinho branco com uva tinta?
- Elaine de Oliveira
- 16 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2021

Para quem não sabe, a maioria das uvas tintas por dentro é branca. O que dá cor aos tintos e rosés é a casca da fruta. Assim, é possível fazer vinhos brancos de éspécies tintas, desde que, durante o processo de vinificação, o suco da uva não entre em contato com a casca.
Logo que é feita a prensagem para retirar o suco da uva (nesse caso, usam apenas o caldo dos primeiros apertos), imediatamente as cascas são retiradas — exatamente como é feito com os brancos, e diferentemente dos tintos, em que são as cascas também vão para a fermentação.
Um bom exemplo disso são os champanhes, que levam na sua composição uma uva branca, a chardonnay, e duas uvas tintas, pinot noir e pinot meunier. Já os rosés precisam desse contato por um breve período de tempo. Há espumantes feitos somente com as uvas tintas, os chamados de Blanc de Noirs, e outros feitos apenas com a uva branca, os Blanc de Blancs. Nesses dois casos o champanhe é branco.
Fora os champanhes, vinhos brancos feitos de uvas tintas não são comuns por aqui, mas é possível encontrar alguns deles à venda para matar a curiosidade.
Comments